SEARCH

A carregar...

25 Fevereiro, 2009

Linha do TGV até Vigo vai sair enterrada da estação de Campanhã

in JN 2009.02.18



O TGV sairá enterrado da estação de Campanhã rumo a Vigo, em Espanha. O vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Lino Ferreira, explicou que o canal ainda não está estabilizado, mas lembrou uma reunião recente com os responsáveis da REFER em que foi comunicada essa ideia.

"Foi-nos dito que a intenção era fazer a saída da estação de Campanhã enterrada, circulando por baixo da cidade do Porto. Não estaríamos de acordo que se criasse mais uma ferida aberta à superfície numa área em desenvolvimento", explicou o autarca. Neste momento, só está definido o canal entre Lisboa e Porto. Essa área de protecção foi determinada pelo Governo e impede o Município de licenciar construções na zona durante os próximos dois anos. A interdição pode ser prorrogada por mais um ano.

A recomendação, apresentada pelo comunista Rui Sá e aprovada por unanimidade, deu origem ao debate na sessão municipal do Executivo. No entanto, o autarca entende que se justifica uma discussão mais aprofundada sobre o atravessamento da cidade, tendo proposto o agendamento de uma reunião sobre a matéria com a presença dos responsáveis da REFER para apresentarem os estudos já desenvolvidos. "Não podemos ficar numa posição reactiva em relação às decisões sobre o TGV para a cidade", acrescenta.

A sugestão obteve a concordância da vereação. "O pior caminho é não termos uma posição", sustentou Francisco Assis. O vereador socialista considera que a Autarquia deverá delinear um plano estratégico para a zona, antecipando a chegada do TGV e os impactos positivos que poderá trazer para uma das zonas mais pobres do concelho.
--------
NOTA: O que na notícia é designado por "TGV", deverá ser lido como comboio de Alta de Velocidade.