SEARCH

A carregar...

14 outubro, 2008

Ligação de Braga a Vigo mais rápida que ao Porto

  • Deixamos aqui a notícia, igualmente presente em outros jornais nacionais e locais nesta 3ª feira, 14 de Outubro (ver posts anteriores). A única diferença é que o título desta notícia felizmente se apresenta com um "tom" crítico, mais próximo da realidade concreta dos factos.
  • Percebemos rapidamente que "alguma coisa" não correrá da melhor forma na primeira fase do projecto de Alta-Velocidade se constatarmos que a ligação Porto-Braga de 58 Km demorará 33 minutos, enquanto que a ligação Braga-Vigo de mais de 80 km, apenas demorará 34 minutos. Para tal, basta dizer que os comboios ditos "TGV" vão incompreensivelmente passear-se no actual canal Braga-Porto (desenhado para comboios urbanos) a 130km/h, enquanto que mais a Norte aceleram para os 250Km/h porque o canal (felizmente!!) será novo e de bitola europeia.
  • QUESTÕES POR RESPONDER (ou problemas sem solução à vista!!)
  1. Constatando que a actual viagem de Alfa pendular entre Porto e Braga demora 40 minutos, e que a meta para 2013 são os 33 minutos para o "TGV", percebe-se que as autoridades responsáveis apenas contam terminar as obras em curso na Trofa (duplicação de via, variante à cidade) cuja melhoria se cifrará em 6 minutos (fonte:CP).
  2. Com isto concluimos as informações não oficiais que já detinhamos: ainda não estão sequer previstas as obras de alargamento entre Ermesinde e Contumil (ponto super-congestionado da linha nas horas de ponta) para 4 vias até 2013. Assim sendo, fica a pergunta: de que forma prentendem as autoridades responsáveis pelos transportes resolver a passagem do "TGV" por esta linha? À custa de mais atrasos nos comboios urbanos do Porto??
  3. Não nos oporiamos à passagem do "TGV" nesta linha, pelo menos numa primeira fase, caso houvesse condições para tal. É incompreensivel para todos os utentes dos "Urbanos do Porto" é não se resolver um assunto (Ermesinde-Contumil) cuja resolução já havia sido anuciada para 2004, e ainda por cima estrangular ainda mais esse ponto negro!

in Diario do Minho 14.10.2008

Ligação de Braga a Vigo mais rápida que ao Porto
Primeira fase da alta velocidade só liga Minho e Galiza

Cerca de meia hora para percorrer a distância que separa Braga de Vigo. É quanto deverá demorar a viagem em comboio de alta velocidade, que se espera que seja possível já em finais de 2013.

A construção do troço com uma extensão de pouco mais de 80 quilómetros vai ser adjudicada no primeiro trimestre do próximo ano, prevendo-se que a viagem inaugural ocorra sensivelmente quatro anos após a entrega dos trabalhos. Segundo apurou o Diário do Minho junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o comboio deverá efectuar uma paragem antes da entrada em solo espanhol, estando previsto que a estação de transição fique localizada em Valença.